Marketing Digital para Pequenas Empresas: Como Aplicar
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Marketing Digital para Pequenas Empresas: Como Aplicar
O Marketing Digital para pequenas empresas é uma estratégia fundamental para o crescimento do negócio. Atualmente, toda empresa deve ter uma estratégia de marketing na Internet, e neste artigo você vai descobrir como criar uma.
Você sabe a importância do marketing digital para micro e pequenas empresas? Ele é tão essencial em um pequeno negócio quanto para as grandes companhias.
Contudo, tem o grande diferencial de que não é necessário fazer um grande investimento para aplicá-lo e começar a obter diversos resultados, tais como: aumento do engajamento, das vendas e, consequentemente, do faturamento.
A adoção do inbound marketing, ou marketing de atração, nos dias de hoje é uma das formas mais benéficas de conquistar novos clientes e gerar mais lucro para um negócio.
Dessa forma, a sua empresa se estabiliza no mercado e inclusive aumenta as vendas!
Afinal, gerir uma companhia requer atender às necessidades e demandas dos clientes, sem se esquecer da qualidade e disponibilidade no oferecimento dos seus produtos e serviços.
Assim, o gestor deve se atentar para diversas questões, dos mais variados setores: seja o administrativo, financeiro, e também da divulgação, que é fundamental para qualquer marca que deseja se perpetuar no mercado.
Ou seja, usar ferramentas de marketing para micro e pequenas empresas é tão importante quanto qualquer outro processo na empresa.
Para te ajudar, neste artigo vou revelar a real a importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas e como o marketing pode ser utilizado no dia a dia de micro e pequenas empresas.
A maioria dessas dicas e estratégias foram fundamentais para o sucesso dos meus negócios, e com você não tem porque ser diferente.
Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Quem trabalha com marketing digital sabe que algumas estratégias são fundamentais para garantir as melhores métricas e resultados e também elevar as vendas.
Veja abaixo quais as ações que os profissionais de marketing identificam como sendo as melhores e mais eficientes.
Marketing de Conteúdo
Agora, vamos analisar quais as melhores táticas que apoiam essas estratégias e assim garantir ótimos resultados para as pequenas empresas!
A adoção do Marketing de conteúdo é um diferencial para as pequenas empresas.
Já que é por meio dele elas vão saber quais peças de comunicação deverão ser criadas para atrair e se relacionar com o público, assim como a melhor forma de usar esse conteúdo.
E o conteúdo oferecido aos seus clientes deve fornecer informações relevantes sobre os seus produtos e serviços.
Antes da era digital as empresas utilizavam diversos meios de comunicação, como impressos, rádio e televisão para realizar as suas ações de marketing.
Mas com a internet, tudo mudou e ela revolucionou a forma de se comunicar e de interagir com o público.
Por meio de artigos de blogs em sites comerciais e postagens em redes sociais, as empresas oferecem conteúdo que não apenas vendem, mas agreguem valor aos consumidores.
Porque quem está na internet necessariamente não busca um produto ou serviço em si, mas está ali para solucionar problemas, esclarecer dúvidas ou simplesmente se divertir.
E aí que a sua empresa deve ter o tato certo para se comunicar com potenciais clientes.
Vantagens do marketing de conteúdo
Portanto, adotar o marketing de conteúdo é mais eficaz para atrair, encantar e manter os consumidores para a sua empresa.
Além disso, essa estratégia apresenta diversas outras vantagens, como:
- Ajuda a rankear as suas páginas nas pesquisas;
- Auxilia no avanço do usuário e possíveis clientes (leads) pelas etapas da jornada do consumidor;
- Torna a sua marca uma referência;
- Constrói um relacionamento com as personas;
- Melhora a imagem da sua companhia.
Mas vale lembrar que esses benefícios só virão a partir da produção de conteúdo relevante e que agregue informações ao seu público. Ou seja, de nada adianta aplicar as técnicas certas se seu conteúdo não agregar valor aos seus seguidores.
SEO
Sigla de Search Engine Optimization, que em português é Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO é uma ferramenta fundamental para divulgação na internet.
Com ela, um site ou blog consegue alcançar as primeiras posições nas páginas de buscas, como o Google. Mas não é só isso.
Esta técnica também melhora o conteúdo de sua página, a tornando mais simples e rápida. Portanto, essa é uma das armas mais poderosas do marketing de conteúdo.
Mas, é importante conhecer e fazer o uso das técnicas certas para otimizar conteúdos em sites ou blogs. Assim eles terão os melhores resultados em mecanismos de pesquisa.
E um SEO bem aplicado amplia a visibilidade do conteúdo, alcançando mais pessoas e expandindo o seu público albo.
Contudo, não é fácil realizar uma otimização completa, já que, esse é um trabalho complexo, que requer a aplicação de técnicas certas, fazer um texto adequado e investir na criação e divulgação da marca por meio de conteúdo.
Link Building
A técnica do Link Building ajuda o seu site a alcançar ótimos resultados na busca dos usuários no Google, apenas usando links relevantes dentro do seu conteúdo.
Assim, ao inserir links de alta qualidade em sua página, os mecanismos de pesquisa entendem que os endereços são para páginas relevantes e por isso os ranqueia nas melhores posições.
Uma forma eficaz de fazer o Link Building é encontrar parceiros que também produzam conteúdo e estabeleçam um trabalho em conjunto, para que todos ganhem.
Inbound Marketing
Traduzido para o português, o Inbound marketing é o marketing de atração.
Nele, em vez de criar e empurrar anúncios aos seus clientes, você cria conteúdo relevante para atrair clientes, sem necessariamente precisar vender os seus produtos e serviços.
A sua empresa pode usar vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Esta é uma ótima forma de fortalecer a presença online das corporações, com informação útil ao seu público-alvo.
No próximo tópico veja mais sobre a metodologia de Inbound Marketing.
Estratégias de inbound marketing
O inbound marketing é o principal instrumento para quem deseja realizar um bom trabalho de Marketing Digital para Pequenas Empresas e obter resultados.
Mesmo que ele seja um pouco demorado, já que se trata propriamente de uma estratégia do marketing digital, quando é bem feito, consequentemente faz com que a empresa cresça e tenha lucros significativos.
Esse estudo funciona como um fluxo de nutrição para geração de leads e concretização de clientes.
Para isso é necessário utilizar algumas plataformas, além de conteúdos específicos, a fim de que a pessoa siga todos os passos e torne-se um comprador do seu produto.
Existe, também, uma linha a se seguir, que é essencial para o funcionamento dessa técnica. A ordem se dá em quatro passos, que não podem funcionar por si só. Ou seja, eles são lineares e dependentes.
Quer saber como aplicar inbound marketing na sua empresa? Então, confira abaixo os quatro passos fundamentais para o sucesso dessa estratégia.
Atrair
A primeira etapa se trata da atração de clientes e possíveis leads.
Para que uma pessoa comece a se interessar pelo seu produto é extremamente importante oferecer materiais interessantes, que chamem a atenção desse possível comprador e que o faça buscar mais sobre determinado item/serviço.
Imagine que você quer se tornar um profissional de marketing digital e está em busca de salários e formas de começar a estudar.
Esse primeiro fluxo do inbound marketing surge para nutrir esse desejo e fazer que essa pessoa se interesse por algum conteúdo criado por você, com essa temática.
Assim, os principais lugares que essa tática pode ser desenvolvida é através de blogposts em sites, interação em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, além da prática de técnicas SEO, que ajudam a ranquear um texto no Google.
Converter
Logo após essa primeira etapa de atração, temos o processo de conversão, que é muito comum no marketing digital.
Essa é a etapa que o leitor se transformou em um lead e está procurando mais sobre os produtos da empresa ou até mesmo sobre outros conteúdos relacionados, que vão tirar todas as dúvidas sobre determinados temas.
Para isso é importante adquirir estratégias específicas e chamar a atenção desse possível comprador.
Pois, caso o lead não veja uma chamada interessante e que desperte a sua curiosidade/desejo, ele pode acabar trocando por outro site e deixando o seu produto para trás.
Por isso existem as famosas CTAs, sigla de Call to Action, que chamam para um negócio em específico, além do e-mail marketing, landing pages, entre muitos outros.
Essa é uma fase repleta de instrumentos, que podem nutrir essa relação e tornar esse lead em um cliente fiel.
Vender
A conversão realmente aconteceu? Agora, chegou o momento de utilizar o marketing digital como uma ferramenta para concluir a venda, já que esse lead realmente está interessado em investir e não mede muitos esforços para encerrar esse processo.
Para isso, então, é fundamental que o empresário possua profissionais especializados, que entrem em contato por e-mail, telefone ou até mesmo outros meios, a fim de incentivar essa pessoa a realizar a compra o quanto antes, para que não perca a oportunidade – que muitas vezes não muda, somente é adequada com o tempo.
A depender do produto, realizar reuniões também é uma medida interessante, que atrai esse comprador e faz que ele realmente encerre o processo de aquisição de um produto.
Por isso, sempre esteja em dia com o marketing na internet para chegar até esse ponto!
Encantar
Quem disse que o processo acaba na venda? O marketing na internet vai além de somente comercializar um item e deixar o consumidor de lado.
Após a compra desse cliente é extremamente importante que faça o encantamento dele não somente com a qualidade do produto, mas também com o pós-venda.
Para isso existem alguns canais de comunicação aberta, a fim de que esse entre em contato caso tenha algum problema ou queira tirar uma dúvida, além das newsletter, uma forma de fazer que esse comprador continue a se atualizar sobre produtos semelhantes e até mesmo volte a comprar com essa empresa.
Tudo isso, então, torna-se um guia prático para o marketing na internet.
O inbound é fundamental para os dias de hoje, principalmente para empresas que estão começando e querem resultados expressivos no seu negócio.
Webwriting
O webwriting também entra nessa lista! Você já ouviu falar? Essa prática se trata da colocação das técnicas SEO em blogposts, de maneira que fiquem ranqueados na primeira página de pesquisas do Google.
Ou seja, para conseguir essa posição não há muitas complicações, basta reunir estratégias como palavras-chave, linkagem interna e externa, além de um conteúdo repleto de informações valiosas e que realmente sirvam como um adendo para os leitores daquele conteúdo.
Vale a pena ressaltar que este não se trata do copywriting, que aposta em técnicas persuasivas para convencer o leitor.
O momento é para apenas informação e envolvimento desse leitor, de maneira que ele volte mais vezes à plataforma e transforme-se em um visitante recorrente.
Copywriting
Achou que havia acabado? Claro que não! Existem inúmeras formas de aplicar o marketing na internet utilizando não somente estratégias tradicionais, mas também técnicas do próprio marketing digital, como estamos trabalhando aqui.
O copywriting, que também é conhecido como copy, é outro instrumento precioso na aplicação do marketing.
Essa ciência se trata de meios persuasivos para vender, utilizando uma linguagem diferenciada, que encanta ao leitor e que faz ele realmente querer um determinado produto.
Para isso, contudo, é necessária um conhecimento específico na área.
O vocabulário é totalmente diferente do que conhecemos como webwriting, que somente utiliza técnicas SEO para ranquear, havendo muitas palavras-chave que desencadeiam esse interesse e que até mesmo auxiliam na divulgação de um item.
Entretanto, caso você vá contratar alguém para cuidar desta parte, conte sempre com um profissional da área para ajudá-lo a aplicar essa estratégia.
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